Promoção Online ou Offline?

 Ao longo dos anos, instrumentos de promoção tornaram-se armas no arsenal do marketing da marca, empregado por milhares de marcas para atrair e reter clientes. Só no ano passado, mais de 40% das despesas de comercialização total foi com atividades promocionais. E este número tende a crescer.

Uma das grandes vantagens de executar promoções é que construtores de marca podem controlar o efeito das promoções pela solicitação por parte dos consumidores, recebendo pedidos de cupons, da participação de competições, dos rótulos dos produtos de retorno, etc. A resposta a estes truques, em seguida, surge como um claro indicador do sucesso ou fracasso de uma campanha. Compare a mensurabilidade desta estratégia com a de, digamos, pura propaganda na TV, que dá aos construtores de marca uma análise de consumidor escasso, a curto prazo. Porém, o que você está avaliando? Uma coisa é monitorar o número de cupons devolvidos pelos clientes, mas é outra assegurar que o comerciante foi compreendido. O fato é que é possível que o consumidor reaja ao cupom, preencha e o devolva, sem nunca ter entendido a mensagem da marca por trás da promoção.

Você pode entender o meu prazer, então, ao constatar a estréia recente de várias empresas que oferecem o que eu chamaria de promoção online de segunda geração. Estes “start-ups” estão usando a capacidade interativa da Internet em novas ferramentas de marketing – ferramentas que permitem que os comerciantes para monitorar suas campanhas online e aumentar suas promoções medindo compreensão demonstrada do consumidor a mensagem da marca. Um exemplo é YouWinTrivia.com, um site na Flórida, de propriedade da YouWinIt.com que, ao longo dos últimos quatro anos, criou um nicho pequeno, mas muito lucrativo para si e reuniu um público muito atraente. A empresa desenvolveu uma nova forma de publicidade de marca e análise de anúncios, chamada Mind Share Marketing. A idéia é que os consumidores escolhem áreas que lhes interessam, em seguida, jogar um jogo de trivia com base em seus interesses. Mas antes que eles jogam, eles são expostos a um anúncio – eo jogo inclui perguntas sobre o anúncio. Agora, a diferença entre este e outros conceitos de promoção online que eu vi nos últimos meses é que os Mind Share Marketing usa o marketing de incentivo para começar a ler os consumidores e, mais importante, compreender a mensagem de marketing que está sendo apresentado a eles. O que eu acho fascinante é que, nos bastidores, os jogadores (ou consumidores) demosntram em suas respostas aos comerciantes que mensagens lembraram, as que eles esqueceram, e que foi incompreendida. E, o comerciante paga, somente quando uma pessoa joga o jogo promocional, o que significa ver e responder a perguntas sobre o anúncio.

Matthew Mariani, coordenador YouWinTrivia de marketing para Mind Share, chama a esta analogia: “É comparável a veicular um comercial na TV, mas ser capaz de parar após as corridas do anúncio e perguntar o consumidor, Repeat ‘de volta para mim que nossa mensagem seja. O que você fez como cerca de oferecer aos nossos? “A abordagem é interessante, porque permite que os comerciantes para ajustar constantemente as suas mensagens em resposta ao efeito observável estão tendo sobre os consumidores. Além disso, os comerciantes estão constantemente conscientes do sucesso da promoção (ou falta dele).
Naturalmente, este tipo de produto recursos apenas para um determinado público de pessoas que têm a paciência para efetuar ações de promoção online. Mas, olhando para o grande número de pessoas que passam o tempo em loterias, em cassinos, preenchendo cupons e participar em casa, em jogo da tevê mostra, o público dificilmente pode ser chamado de pequeno porte, mesmo na Internet.

Incluindo as táticas de promoção on-line em sua estratégia de marketing não é necessariamente a solução para superar seus concorrentes, mas as promoções offline certamente continuam forte, e eles têm o potencial de ser traduzido de forma online. É um potencial que, até agora, muitas empresas têm explorado. Foram criadas apenas algumas campanhas promocionais que realmente souberam ouvir a resposta do consumidor e pode ser ajustado de acordo com a reação do consumidor. E aqui está o potencial de bônus: Os testes mostram que as promoções de marketing online custam menos de 1% sobre o custo promoções offline.

Portanto, se acontecer de você ter uma audiência apelando para as promoções de jogo, pergunte-se se você ainda está trabalhando no escuro. Você sabe se a mensagem da sua marca está sendo plenamente captada? Talvez você deva considerar fazer uma projeção para a segunda fase da promoção on-line, em que a adivinhação foi substituída por fatos concretos. Pare de adivinhar e otimize seu orçamento aplicado às promoções.

Fonte: martinlindstrom.com/complimentary articles